Alpha Ideal - Com vocĂȘ, para a vida.
Untitled Document

Projetos

          Como ponto de partida gostaríamos de ampliar o conceito de Projetos para não corrermos o risco de limitá-los, no caso dos projetos temáticos, à mera junção de atividades programadas realizadas pelos alunos.
          Um projeto é na verdade, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa ganhar corpo a partir da realização de ações e, consequentemente, articulações que ampliam em muito as possibilidades de trabalhar com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de maneira mais atraente e interessante, focada no aluno, percebendo individualmente as diferentes formas de aprender, os diferentes níveis de interesse, assim com as dificuldades e as potencialidades de cada um. Projetos efetivamente reais na comunidade onde a criança vive, situações do cotidiano da família e da escola contribuem para o desenvolvimento de um bom trabalho.
          Um projeto é na verdade, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa ganhar corpo a partir da realização de ações e, consequentemente, articulações que ampliam em muito as possibilidades de trabalhar com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de maneira mais atraente e interessante, focada no aluno, percebendo individualmente as diferentes formas de aprender, os diferentes níveis de interesse, assim com as dificuldades e as potencialidades de cada um. Projetos efetivamente reais na comunidade onde a criança vive, situações do cotidiano da família e da escola contribuem para o desenvolvimento de um bom trabalho.
          Por isso se faz tão importante o trabalho com Projetos que envolvam simultaneamente: os alunos e suas famílias, os professores, a direção e os funcionários da escola.
          Os projetos, são verdadeiras fontes de investigação e criação, que passam sem dúvida por processos de pesquisas, aprofundamento, análise, depuração e criação de novas hipóteses, colocando em prova a todo momento as diferentes potencialidades dos elementos do grupo, assim como as suas limitações. Tal amplitude neste processo faz com que os alunos busquem cada vez mais informações, materiais, detalhamentos, etc., fontes estas de constantes estímulos no desenrolar do desenvolvimento de suas competências.
          Além do fator mencionado, referente ao aspecto de cognição, nos projetos temos ainda a possibilidade de trabalhar o processo de metacognição, em que o aluno pode pensar a sua forma de pensar, refletindo e descobrindo quais os mecanismos utilizados neste processo de pesquisa, vivência e descoberta.
          O projeto propicia diferentes formas de trabalhar o processo de aprendizagem não só na área cognitiva, mas também na motora, quando colocamos o corpo para resolver determinadas situações-problema, assim como nas áreas afetiva, social, emocional, etc., ao buscar o equilíbrio e o desenvolvimento das inteligências inter e intrapessoal.
          Outra característica marcante é o desenvolvimento das múltiplas áreas do conhecimento e a possibilidade de mediar diferentes formas de aprendizagem, assim como o desenvolvimento das competências, tais como: as pessoais (inter e intra), a pictórica, a musical, etc.

           Dentre os projetos inter e transdisciplinares destacamos:

- Projeto “Dia da Fruta”;
- Projeto “Horta Escolar”;
- Projeto “Cuidando dos Animais”;
- Projeto “Consumo Consciente”;
- Projeto “Autonomia”;
- Projeto “Páscoa Solidária";
- Projeto de “Ortografia”;
- Projeto “Contação de Histórias”;
- Projeto “Leitura”;
- Projeto “Orientação Profissional”;
- Projeto “Orientação Sexual”;
- Projeto “Cultivando Virtudes”.

 

By Sebold Web Design°