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Proposta Pedagógica

         A proposta pedagógica do Centro Educacional Alpha Ideal fundamenta-se em eixos norteadores advindos da concepção histórico-cultural, construída a partir de uma visão de homem, sociedade e aprendizagem. Todo o processo educativo desta escola baseia-se nestes conceitos.
        Para o Centro Educacional Alpha Ideal, o ser é entendido como social e histórico, o que cabe explicar que todos são resultados de um processo, conduzido pelo próprio homem. A história da humanidade é então, permeada de irregularidades: ao mesmo tempo que o homem constrói sua história, é determinado por ela.
        O raciocínio dialético permite compreender a ausência de linearidade deste processo.
        Como escola, entende-se o lugar privilegiado do conhecimento científico, e portanto, deve atuar de forma que este conhecimento seja socializado. O conhecimento é patrimônio coletivo e todos os alunos têm direito ao acesso a este conhecimento.
         A partir desta perspectiva, a política educacional do Centro Educacional Alpha Ideal centra esforços em incluir seus alunos entre os que detêm, cada vez mais, o saber, sem exclusões. Para isso, concede importância fundamental à formação contínua dos professores para que se postem frente ao ato pedagógico como corresponsáveis pela aprendizagem de todos os alunos, estes como os portadores de direito de acesso ao conhecimento.
        Apresentando-se como lugar privilegiado do conhecimento científico, esta instituição entende que não há apropriação do conhecimento sem a devida relação entre o saber produzido cientificamente e entre outros saberes que são adquiridos no contexto não escolar.
        A sociedade em que estamos inseridos legitima o saber científico, mas entendemos que é preciso priorizar a formação do ser humano como um todo, resgatando valores essenciais como a dignidade, o respeito, a liberdade limitada e a retomada da família como instituição primeira da sociedade.
        Conhecimento universal e local se entrelaçam numa perspectiva mais ampla, que propicia um diálogo entre a realidade mais próxima do aluno com a visão geral dos fatos, entendidos como partes do universo. A história individual e a história universal são determinadas pela reciprocidade.
        Em se tratando de aprendizagem, esta escola faz opção pela concepção histórico-cultural ou sociointeracionista. Nosso trabalho é norteado pela compreensão de que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores é resultado de uma interação permanente de processos internos com as influências do mundo social, portanto, o meio intelectualmente mais rico cria mais situações de aprendizagem.
        Por esta perspectiva, educando (sujeito) e o conhecimento (objeto) se relacionam através da interação social. Não há relação direta do sujeito com o conhecimento, isto é, o conhecimento não existe sozinho, mas está sempre impregnado de algo humano. No processo ensino-aprendizagem, o professor passa a ter a função de mediador entre o conhecimento historicamente acumulado e o aluno.
        Então, a ação educativa efetiva-se nas atividades de interação e mediação, numa construção coletiva e individual do conhecimento.
      Sobre estes três focos: homem, conhecimento e aprendizagem, fundam-se todas as atitudes desta instituição educacional.

 

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